Os movimentos do corpo têm uma estrutura clara, uma forma precisa e uma dinâmica adequada, e foram elaborados com o objetivo de que o praticante extraia o máximo de benefícios de cada um deles.

 

destaque-site-habitos-joseph-outubro-2015

 

A precisão está intrinsecamente relacionada com o princípio do controle no Método Pilates. É necessário que o praticante tenha consciência corporal (de início com o auxílio do instrutor, mas cada vez mais por sua conta própria) e não só perceba, como evite qualquer tipo de compensação, mantendo o alinhamento corporal e o alongamento axial durante a prática do Pilates.

Desta maneira, o resultado é uma minimização do recrutamento de músculos desnecessários, os quais poderiam levar o indivíduo à fadiga precoce e, como consequência, a diminuição da estabilidade. O que advém da aplicação inadequada da técnica é uma reabilitação ineficiente.

Os movimentos no Método Pilates têm um propósito e seu foco encontra-se em realizar um movimento preciso e perfeito, o que requer empenho por parte do praticante. Com o passar do tempo, a precisão se tornará cada vez mais automática, poupando o desgaste de energia que ocorre nos movimentos.