Neste artigo vamos falar sobre o Ped-i-Pull, um aparelho de estrutura simples e extremamente eficiente. Com sua simplicidade, revela um incrível potencial de organização e alinhamento para os praticantes do método Pilates, dos iniciantes aos mais avançados.
Joseph Pilates criou e desenvolveu o Ped-o-Pull para estabilizar e mobilizar a coluna e a pélvis, ao mesmo tempo em que estabilizava a cintura escapular. Seu discípulo, Ron Fletcher, expandiu o trabalho original do repertório de exercícios e refinou o desenho estrutural do Ped-o-Pull, além de renomeá-lo para Ped-i-Pull. Ron Fletcher também mudou a base do aparelho para facilitar o posicionamento corporal e a segurança e deu a ideia de fixá-lo à parede.A estrutura do Ped-I-Pull é uma base de madeira laminada com o formato de um rim, com a intenção de dar forma ao posicionamento dos pés em ‘V position’. A barra de ferro vertical, ligada à base, permanece fixa à parede. Esta barra representa a coluna do praticante, de forma que quando o mesmo realiza os movimentos, a coluna se alinha à barra, proporcionando alongamento axial, organização de cintura escapular e pélvica. Na barra são fixadas duas molas com alças, em suas extremidades superiores.
O fato deste aparelho em seu desenho original não ser fixo à parede e apresentar certa instabilidade, foi proposital da parte de Joseph, para obrigar o praticante a manter o equilíbrio durante os exercícios, através do trabalho de seu centro de força. Ron Fletcher optou por fixar o aparelho à parede, se beneficiando da estabilidade para ampliar o repertório de movimentos de forma muito rica. As percepções conquistadas por um bom trabalho realizado no Ped-i-Pull são um diferencial para o Método Pilates.
Este é um aparelho pouco conhecido do público em geral, e que deve fazer parte da composição de uma boa aula de Pilates.
Conheça o Ped-i-Pull e as maravilhas do Repertório Fletcher no Karla Relvas Pilates Studio!