“Seja extravagante com o seu respirar e torne-se totalmente vivo!!!”
Ron Fletcher
Ron Fletcher nasceu em 29 de maio 1921 e faleceu em 06 de dezembro de 2011 e foi um dos Elder’s do Pilates, além de ator e dançarino de Martha Graham. Conheceu Joseph Pilates através de um amigo, dançarino, Allegro Kent, que o levou para tratar uma lesão crônica no joelho. Fletcher foi reabilitado e educado nos princípios da Contrologia por Joseph e Clara com os quais conviveu por mais de 20 anos.
Embora Fletcher tenha alcançado uma visibilidade significativa na indústria do entretenimento nos EUA por conta de suas coreografias, ele é mais conhecido no século XXI por ter introduzido um novo conceito ao método Pilates, através de uma abordagem mais orgânica, dinâmica e ritmada, Fletcher deixou sua assinatura no método com a introdução da Percussive Breath.
Fletcher foi o primeiro a “levar o trabalho de Pilates para a vertical”, sua abordagem com o método – originalmente chamada de The Ron Fletcher Studio for Body Contrology, hoje, Fletcher Pilates® – trouxe elementos baseados nos estilos de dança e movimento Graham e em movimentos do repertório do método Pilates.
Ao longo de seu trabalho Ron criou uma série de programas de movimento com o objetivo principal de promover a melhora da organização corporal na postura em pé, assim como estimular o equilíbrio dinâmico e ortostático. Os programas exclusivos por ele desenvolvidos são:
Percussive Breath – respiração sonora e percussiva que diferencia o trabalho de forma muito marcante. Ron Fletcher criou o som como forma de deixar o movimento respiratório como principal movedor do corpo, das dinâmicas , proporcionando conexões mais profundas com o Power House de Joseph Pilates.
Fletcher Towelwork – visa a organização dos ombros e cintura escapular. Também preconiza a organização dos membros superiores;
Fletcher Barrework – promove a construção sensorial e motora dos membro inferiores;
Fletcher Floorwork – desenvolve a consciência espacial e coordenação;
Fletcher Standing e Centering Cue – elaborado para atender a todas as partes do corpo, buscando organização de movimento.
Ao contrário do que se pensa Fletcher nunca quis fundar uma escola própria para a ensinar o método, o que ele fez de fato, foi deixar sua marca desenvolvendo profundos estudos sobre um dos princípios de movimento do método Pilates: a Respiração. Como o próprio Ron dissera: “Eu baseei tudo o que fiz na pulsação da vida, que é, para mim, a pulsação da respiração.”
Por fim, encerro esse breve olhar sobre a carreira e trabalho de Ron Fletcher com uma frase dele, que, para mim, soa como um conselho:
“O movimento deve ser abordado como a vida – com entusiasmo, alegria e gratidão – pois movimento é vida, e vida é movimento, e aproveitamos dela o que investimos nela.”
Ron Fletcher
Assista abaixo Ron Fletcher apresentando o Ron’s Clock.
Por Rafael Marinho e Karla Relvas, publicado originalmente com Pilates com Qualidade